Estação hidráulica viva

No fundo do mar, um mergulhar, um mergulhador notou "alguma coisa" por onde suavemente a água se encaminhava o tempo todo.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2018/09/esponjas-porifero.html
Uma simples esponja. Pixabay/Domínio Público.

Ao analisá-la, observou que a vida dela se resume a isso, o constante fluir d'água. Sem saber se seria uma planta ou um animal, o mergulhador verificou sua existência em todas as profundidades, aderida a uma rocha ou qualquer outro suporte.
Ao retirá-la da água, o mergulhador deixou-a exposta ao sol e, como consequência, o tecido vivo acabou morrendo e se decompondo e o que sobrou foi uma fina rede, que é o seu esqueleto.
Restou uma esponja que usamos para tomar banho! Houve uma época em que se tinha um interesse comercial muito grande pela extração de esponjas do mar; atualmente, porém, o que se observam nas prateleiras dos supermercados são as esponjas sintéticas. 

As esponjas pertencem ao grupo de animais conhecidos como poríferos e, ao estudarmos a vida deles, saberemos a importância do "constante fluir d'água", pois como disse o cientistas M. Burton: "Os poríferos nada mais são do que uma estação hidráulica vida".

Para finalizar veja um vídeo do canal Aula De, sobre Biologia - Zoologia: Poríferos:


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo