O que são os fungos Ascomicetos?

Esse é o grupo que reúne o maior número de espécies dentre os fungos.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2018/11/o-que-sao-os-fungos-ascomicetos.html
Um cogumelo da espécie Morchella semilibera. Pixabay/Domínio Público.


Existem espécies unicelulares, como as leveduras e espécies que formam hifas, como ocorre com a Neurospora crassa. Esta tronou-se clássica nos experimentos de Genética no início dos anos 1940 como modelo experimental em que os pesquisadores George Beadle e Edward Tatum propuseram que cada gene era responsável pela formação de uma enzima (um gene-uma enzima), tendo recebido por isso o prêmio Nobel em 1958.
Muitos ascomicetos formam micorrizas, sendo que certas orquídeas somente se desenvolvem se esses fungos estiverem presentes em suas raízes.

As leveduras reproduzem-se assexuadamente por brotamento (de uma célula inicial surge uma projeção menor que depois se separa da célula inicial) ou por bipartição (uma célula divide-se em duas de mesmo tamanho).
Em outros ascomicetos, na fase assexuada há formação de esporos por mitose na extremidade de hifas, e não no interior de esporângios, como ocorre nos zigomicetos. Esses esporos, chamados conídias ou conidiósporos, são dispersos pelo vento.

A característica marcante dos ascomicetos, no entanto, é o tipo de esporo formado na fase sexuada do ciclo de vida: os ascósporos que se formam no interior dos ascos.

Para finalizar veja um vídeo do canal Jhone William, sobre ASCOMICETOS: 


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo