O seu chocolate pode desaparecer!

O cacau é um dos componentes (se não o principal) dos chocolate, mas esta cultura está sob forte ameaça! 

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2018/12/chocolate-cacau-fungo.html
O chocolate pode estar em risco. Pixabay/Domínio Público.

A cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, foi um dos grandes centros produtores de cacau até meados do século XX. Infelizmente, essa cultura sofreu o ataque do fungo causador de uma doença conhecida pelo nome de "vassoura-de-bruxa" (Crinipellis perniciosa), que afeta as folhas e compromete a produção cacaueira daquela região.
Vários tentativas têm sido feitas no sentido de recuperar essa importante cultura, destacando-se a procura de variedades da planta resistentes ao ataque do parasita. Agora, o genoma do fungo já está com 5 milhões de bases decodificadas e colocadas em ordem (23 milhões que compõem o material genético do organismo) e deve terminar em breve. 

O trabalho, do qual participam instituições como a Unicamp e a Embrapa, visa ao sequenciamento dos genes encontrados, que já são 1.800, de um total de 6.000 e foi apresentado pelo pesquisador Raúl R. Valle, do Centro de Pesquisas do Cacau, durante a 53ª Reunião Anual da SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) em Salvador.
Este caminho nos dá esperança: talvez ainda possamos recuperar uma cultura vegetal que já foi a glória dos barões do cacau no início do século XX.

Para finalizar veja um vídeo do canal Mercado do Cacau, sobre Vassoura de Bruxa:


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo