A questão da conservação das espécies
Qualquer que seja a justificativa para a conservação da vida selvagem e do meio ambiente, uma coisa é certa: a destruição não pode continuar, nem mesmo algumas décadas mais, sem que haja um colapso de ecossistemas completos e de populações humanas inteiras.
![]() |
A onça-pintada existia em toda a América do Sul, mas agora está praticamente extinta em muitos locais. Pixabay/Domínio Público. |
Defendendo a Conservação
Vários argumentos defendem a conservação. Uns alegam que os animais tornam o mundo um lugar mais interessante, e que eles têm o direito de existir.
- Quais são as causas da extinção das espécies?
- A destruição do ambiente natural: florestas tropicais e exploração humana
Outros afirmam que as planas e os animais são úteis para as pessoas; este ponto de vista, no entanto, nem sempre beneficia o ecossistema global.
Sobrevivência humana
Nossa sobrevivência depende de um ecossistema sadio. As consequências do crescimento de recursos serão tão graves para nós como para o mundo natural.
Com o aumento de qualquer espécie, os recursos das quais ela depende se tornam escassos, a fome se generaliza e as doenças dizimam a população enfraquecida.
Devastação da humanidade
Com o aumento da população mundial e sua aglomeração em áreas urbanas o perigo de calamidades multiplicou-se.
![]() |
Com menos de 400 remanescentes, o gorila-da-montanha e seu habitat são objeto de constante vigilância. Pixabay/Domínio Público. |
Em 1986, cerca de 40.000 pessoas morreram numa epidemia de cólera na África, milhares de crianças estão morrendo e a AIDS prolifera no mundo todo.
Calamidades naturais
O terremoto de 1976 na China matou cerca de 240.000 pessoas e cerca de 184 milhões padeceram com enchentes de 1980-85.
Uma erupção vulcânica como a de Krakatoa está prevista para o próximo século. As calamidades induzem às migrações, superlotando as regiões de vida selvagem.
Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🌳 Qual a diferença entre PRESERVAÇÃO e CONSERVAÇÃO?:
Comentários
Postar um comentário