Camomila-romana usos e dicas de plantio
A camomila-romana, camomila-de-paris, macela, mançanila, camomila ou camomilha é uma erva perene da família das asteráceas, nativa da Europa.
![]() |
Camomila (Anthemis nobilis). Imagem de cocoparisienne por Pixabay |
Nome científico: Anthemis nobilis
Características: odor de maçã.
Cor: flores branco-creme, semelhantes à margarida, com centros cônicos.
Altura média: 30 cm.
Dicas de plantio: divisão da raiz ou a partir de sementes
Usos: dispepsia, flatulência, como anti-séptico brando. A infusão de flores secas serve para enxaguar cabelos e como tônico da pele.
Os antigos egípcios consagravam-na ao Deus Sol Rá e os médicos gregos prescreviam-na para tratar todo tipo de febre e também e para untar o corpo.
Era conhecida dos saxões como maythen e era uma das nove ervas sagradas da Lacnunga, o antigo texto anglo-saxão, a camomila é famosa há muito tempo pelos seus poderes curativos.O nome camomila deriva da expressão grega Kamai melon, que significa “maçã da terra”.
No reinado de Isabel I de Inglaterra, as pessoas usavam-na em casa para afastar os odores desagradáveis. É tradicionalmente usada para clarear o cabelo. O chá de camomila é também conhecido pela sua capacidade de ajudar na digestão e proporcionar um sono reparador. É conhecida como a “médica das plantas” porque cura as plantas vizinhas das suas doenças.
EFEITOS NA PELE DA CAMOMILA
É útil em queimaduras, bolhas, inflamações, úlceras, furúnculos e feridas. Pode ajudar em casos de pele hipersensível, acne, pé-de-atleta, herpes, dermatite, psoríase e alergias. Melhora a elasticidade da pele.
Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🌿 Conheça um pouco sobre algumas ERVAS e PLANTAS MEDICINAIS:
Comentários
Postar um comentário