Fenômenos luminosos da natureza: Gegenschein

O Gegenschein, do alemão "brilho de oposição", é um efeito astronômico visível como uma mancha elíptica fraca de luz, diretamente oposta ao Sol no céu, e é mais sutil e difícil de enxergar do que a Luz zodiacal.

O gegenschein aparece nesta imagem como um ponto brilhante na banda diagonal (correndo da esquerda para a esquerda para baixo) acima do Very Large Telescope. (A galáxia de Andrômeda e as Plêiades são proeminentes na metade inferior da imagem.) Fonte da imagem: Wikipedia/ESO/Y. Beletsky - ESO



https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

O gegenschein vem da luz espalhada pelas partículas interplanetárias de poeira, que também causam a Luz zodiacal. No entanto, o fenômeno físico envolvido é um tanto distinto, conhecido como retro-espalhamento, em que o reflexo das partículas apresentam-se como espécies de "fases", dependendo da posição terra - sol.

Perto do ponto de maior oposição solar, as partículas apresentam-se em "fase cheia", alcançando um brilho mais intenso. Sua observação requer céu limpo e escuro e a dificuldade de observação advém do fato de que o ponto anti-solar está próximo ao ponto em que a Eclíptica cruza o equador galáctico, onde a faixa da Via-Láctea é mais luminosa, dificultando o reconhecimento do Gegenschein.

Leia também:


Quando pode se ver o Gegenschein?


O Gegenschein é visível como uma mancha elíptica fraca de luz diretamente oposta ao Sol no céu, e é mais difícil de enxergar do que a luz zodiacal. Pode ser descrita como o objeto celeste mais enganoso. O Gegenschein vem da luz espalhada pelas partículas interplanetárias de poeira. Chega à sua maior altura e proeminência à meia-noite e pode-se vê-lo melhor entre fevereiro e abril e também entre setembro e novembro.

Leia também:

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs Trends Tops Agregador de Links