Pedras preciosas: Estaurolita

Estaurolite é um mineral de cor vermelha a castanha, geralmente opaco, do grupo dos nesossilicatos.


https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Escala de Mohs: 7-7,5
Gravidade específica: 3,7 - 3,80
Sistema cristalográfico: monoclínico.
Cor: vinho-escuro a marrom e amarelo.
Ocorrência: Alemanha, Escócia, Suíça, EUA, França.

Com traço branco-acinzentado Cristaliza no sistema monoclínico e tem dureza 6 a 7.5. A sua fórmula química é algo complexa: (Fe,Mg,Zn)2Al9(Si,Al)4O22OH2. O ferro, o manganês e o zinco ocorrem em proporções muito variáveis.

A estaurolita aparece com frequência em cristais entrelaçados em cruz e é usada como joia religiosa. Os cristais em geral têm um revestimento grosseiro que esconde seu interior marrom-avermelhado a preto. Em geral é encontrada encaixada na cianita ou no xisto, sendo seus cristais alongados e chatos.

Leia também:

Características


A estaurolita apresenta a particularidade de frequentemente os seus cristais se apresentarem Maclados numa característica forma de cruz. Os cristais macroscópicos apresentam hábito prismático, sendo geralmente maiores que os minerais circundantes. Por isso seu hábito é classificado como cruciforme ou prismático.

O seu nome deriva dos termos gregos stauros (cruz) e lithos (pedra) em alusão à sua forma maclada mais comum. É um mineral metamorfismo regional de intensidade média a elevada. Ocorre associado à almandina, micas, cianita e outros minerais metamórficos.

Leia também:

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs Trends Tops Agregador de Links