A planta medicinal borragem: descrição, usos e curiosidades

Borragem (Borago officinalis), é uma planta herbácea anual mediterrânea, nativa do sul da Europa e do oeste da Ásia, a seguir naturalizada em toda a Europa e América do Norte.

Imagem de Marina Pershina por Pixabay




Esta resistente planta anual espalha-se facilmente, mas as flores fazem da borragem a mais bela erva. As folhas não tem fragrância e nada exibem de especial.

Características: flores em forma de estrela e folhas com aroma de pepino
Cor: Flores estreladas azul-claras
Altura média: 45 cm.
Dicas de plantio: desenvolve-se com facilidade a partir de sementes.
Usos: pode ser usada em decoração tradicional em coquetéis com gin, guarnição e decoração de bolos. A infusão serve para combater a tosse.

Leia também:


Descrição


É uma planta medicinal, no Brasil conhecida por borrage, borraxa, borracha, borracha-chimarrona ou foligem, que cresce em terras ricas em nitrogênio. Fora de algumas zonas da Alemanha ou do norte da Espanha, onde é utilizada como legume, o seu cultivo é feito principalmente para a produção de sementes.

A planta é rica em mucilagem e nitrato de potássio, tendo propriedades emolientes, sudoríferas e diuréticas, úteis no tratamento de sintomas relacionados com gripe, bronquite, afecções das vias urinárias, herpes e sarampo, entre outros.

É também utilizada em medicamentos indicados para alívio da tensão pré-menstrua e em anti-inflamatórios para patologias relacionadas com inflamações e tumores.


Uso culinário


Folhas e flores são utilizadas. Os caules são evitados por serem ásperos. A folha fresca é usada em saladas, cortada em tiras finas. As folhas mais velhas e rijas são usadas e tratadas como o espinafre: cozidas e refogadas. As flores têm sabor delicado e podem ser adicionadas à saladas e sopas e coquetéis.

Seu uso é mais conhecido através do óleo de borragem. Este óleo é extraído da semente da planta e é usado em problemas cutâneos, tanto por aplicação tópica como por ingestão. É também indicado o uso de chás, mas por as folhas da borragem possuírem pelo, é necessário passar o chá por um processo de filtração. As suas flores são também utilizadas. As flores e as folhas contêm alcaloides pirrolizidínicos, pelo que o seu uso é geralmente desaconselhado durante a gravidez; tais compostos estão também envolvidos em hepatotoxicidade e atividade carcinogénia, desaconselhando-se o seu uso prolongado.

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Agregalinks - O melhor agregador de links para blogs Trends Tops Agregador de Links