Pedras preciosas: o quartzo diamante de leite

Também conhecido como quartzo leitoso, esse é uma bela pedra preciosa apreciada por muitos admiradores.


Foto de Dids no Pexels


Escala de Mohs: 7

Gravidade específica: 2,65

Sistema cristalográfico: hexagonal

Cor: leitoso

Ocorrência: Rússia, Europa, Brasil, EUA, Namíbia, Madagáscar.


Leia também:


Características do quartzo diamante de leite


Muitas vezes lapidado em contas, ornamentos ou objets d'art, o quartzo diamante de leite é encontrado em veios hidrotermais e no pegmatito. A cor característica deve-se à inclusão de inúmeras bolhas de gás. O quartzo diamante de leite é uma formação mais compacta e grosseira da ametista. Comum na superfície da terra, pode pesar até 14,5 toneladas. É provavelmente a variedade mais comum de quartzo e pode ser encontrada quase em qualquer lugar.


O quartzo é um mineral de composição química SiO2 (sílica), na proporção de 46,7% de Si e 53,3% de O. É um composto químico quase puro e tem propriedades constantes. Contudo, análises espetrográficas têm revelado que até os cristais quase perfeitos contêm impurezas de lítio, sódio, potássio, alumínio, manganésio e titânio, podendo observar-se, com técnicas muito específicas, que as propriedades físicas variam com a presença destas impurezas.


O quartzo aparece como constituinte importante de rochas ácidas, granitos e riólitos. É extraordinariamente resistente a alterações mecânicas ou químicas. Também se encontra em rochas metamórficas como a gneisse e o micaxisto, e é, quase exclusivamente, o mineral dos quartzitos siliciosos. Nas rochas, o quartzo aparece associado principalmente com o feldspato e mica, e nos filões aparece associado aos mais diversos minerais.


Leia também:


Crenças e mitos


Dizem que é usado para limpeza do corpo e da alma, harmonia, convívio familiar, bloqueios, energias negativas. Indício de gordura no sangue, colesterol, coração, sistema circulatório, produção de hormônios, centro respiratório, poluição do ar, cansaço, falta de disposição para viver.


Leia também:


https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Vagando na Net