A planta perene cesto-de-ouro: descrição e dicas de cultivo
Essa é uma bela planta que tem o nome de cesto-de-ouro devido suas belas flores amarelas.
![]() |
Fonte da imagem: Wikipedia. |
Essa é uma bela planta fácil de cuidar, forma grupos densos de folhas peludas verde-acinzentadas, cobertas na primavera com pequenas flores amarelas. Costuma ser usada em margens de caminhos, na frente de uma bordadura ou derramando-se sobre muretas.
Leia também:
Descrição
Nome Científico: Aurinia saxatilis
Nomes Populares: Cesto-de-ouro, Álisso-amarelo, Colchão-dourado, Tufo-dourado
Família: Brassicaceae
Categoria: Flores Anuais, Flores Perenes
Clima: Continental, Mediterrâneo, Subtropical, Tropical
Origem: Ásia, Europa
Altura: 0.1 a 0.3 metros, menos de 15 cm
Luminosidade: Sol Pleno
Ciclo de Vida: Perene
Pragas e doenças: lesmas, míldio, vaquinhas e cantárida
A cesto-de-ouro é uma planta bela, capaz de alegrar qualquer jardim que esteja meio apagado. Seu porte é rasteiro, atingindo de 15 a 30 cm de altura. Ela é especialmente indicada para a formação de maciços e bordaduras, mas também pode ser plantada em vasos, evidenciando seu aspecto um tanto pendente. Fica perfeita em jardins rochosos, plantada nos vãos de uma escada ou coroando muretas baixas de contenção. Suas flores são atrativas para abelhas e borboletas.
Leia também:
Dicas de cultivo
Deve ser cultivada sob sol pleno, em solo arenoso, fértil, bem drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado periodicamente. Aprecia o frio subtropical e mediterrâneo. É capaz de aguentar períodos de estiagem não muito prolongados. Não tolera o calor excessivo ou encharcamentos. Após a floração, a planta pode ser podada para que floresça novamente. Multiplica-se por sementes ou por divisão da ramagem enraizada. Não é raro o surgimento de mudas pequenas em torno da planta mãe, semeadas naturalmente.
Comentários
Postar um comentário