Estrelas e Planetas: Galáxias

No fundo céu, existem objetos, e esses objetos podem ser galáxias com planetas e estrelas, tipo o nosso sistemas solar.


O que são galáxias?


Na cosmologia, uma galáxia (do grego "γαλαξίας", transli. galaxias ou galaktikos: "leitoso", e kyklos: "círculo") é um grande sistema, gravitacionalmente ligado, que consiste de estrelas, remanescentes de estrelas, um meio interestelar de gás e poeira, e um, importante mas insuficientemente conhecido, componente apelidado de matéria escura. O termo deriva do grego ‘’galaxias’’, literalmente "leitoso", em referência à galáxia Via Láctea. Estas variam desde as anãs, com até 10 milhões (107) de estrelas, até gigantes com cem trilhões (1014) de estrelas, todas orbitando o centro de massa da galáxia.


As galáxias contêm quantidades variadas de sistemas e aglomerados estelares e de tipos de nuvens interestelares. Entre esses objetos existe um meio interestelar esparso de gás, poeira e raios cósmicos. A matéria escura parece corresponder a cerca de 90% da massa da maioria das galáxias. Dados observacionais sugerem que podem existir buracos negros supermaciços no centro de muitas, se não todas as galáxias. Acredita-se que eles sejam o impulsionador principal dos núcleos galácticos ativos – região compacta no centro de algumas galáxias que tem uma luminosidade muito maior do que a comum. A Via Láctea parece possuir pelo menos um desses objetos.


Existem provavelmente cerca de 2 trilhões de galáxias no universo observável, contendo mais estrelas do que grãos de areia no planeta Terra.


Leia também:


GALÁXIAS GRANDES E PEQUENAS


Vamos a algumas galáxias para mostrar como exemplos:


Galáxia-Rodamoinho M51


Fonte da imagem: Wikipedia/NASA, ESA, S. Beckwith (STScI), and The Hubble Heritage Team STScI/AURA) - http://www.spacetelescope.org/images/heic0506a/ ([cdn.spacetelescope.org/archives/images/screen/heic0506a.jpg direct link])


Uma das galáxias mais bonitas nessa área e, de fato, no céu inteiro é a M51, de oitava magnitude, um sistema espiral situado a uma distância de cerca de 35 milhões de anos-luz. Também é conhecida como Galáxia Redemoinho, e tem diâmetro de cerca de 100 mil anos-luz. É acompanhada por uma galáxia satélite, NGC 5195, que interage todo o tempo com sua companheira maior. M51 é indistintamente visível com auxílio de binóculos, mas os telescópios mostram bem a região central mais clara.


Leia também:


Pequena nuvem de Magalhães


Fonte da imagem: Wikipedia/ESA/Hubble


A Pequena Nuvem de Magalhães é uma galáxia irregular e membro do Grupo Local de galáxias. Situada a uma distância de 200 mil anos-luz, localiza-se na fronteira entre Hidra e Tucano. è facilmente visível a olho nu como uma mancha de luz enevoada e alongada. Vasculhar o céu com um telescópio ou bons binóculos revelará muitas nebulosas proeminentes e aglomerados estelares espalhados pela Pequena Nuvem de Magalhães.


Leia também:


Grande Nuvem de Magalhães


Foto de Démerson Reis no Pexels


A Grande Nuvem de Magalhães é membro do grupo local de galáxias. Situada a uma distância de 190 mil anos-luz, é completamente visível a olho nu e compensa o tempo gasto examinando-a com binóculos ou telescópio potente. A Grande Nuvem de Magalhães mostrada na imagem acima é visível em céus iluminados pela Lua e foi comparada a uma porção separada da Via-Láctea. O sistema tem diâmetro de 50 mil anos-luz e situa-se a cerca de 22º da Pequena Nuvem de Magalhães. Sua luminosidade conjunta equivale a 2 bilhões de sóis.


Leia também:


Galáxia-Catavento M83


Fonte da imagem: Wikipedia/ESO/M. Gieles - http://www.eso.org/public/images/eso1020a/ (TIFF image)


A galáxia "Catavento do Sul" M83 pode ser encontrada no campo de estrelas e localizada usando-se como guia as estrelas R, Gama e Psi Hidra. Situada a uma distância de cerca de 10 milhões de anos-luz e encontrando-se voltada para nós, a M83, de oitava magnitude, tem o diâmetro de 30 mil anos-luz. É um dos objetos mais bonitos do tipo no céu e pode ser localizada como um disco nebuloso bem visível com auxílio de binóculos.


Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🌟 Contemplando as ESTRELAS:

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Vagando na Net