O cogumelo-taça venenoso

Não se engane pelo nome deste cogumelo achando que pode beber algo nele, ele é venenoso e pode causar acidentes em você.


Fonte da imagem: Wikipedia/Gerhard Koller (Gerhard)

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅

https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1


Esse cogumelo é chamado cientificamente de Helvella acetabulum, que é uma espécie de fungo da família Helvellaceae , ordem Pezizales.


Este fungo em forma de taça é relativamente grande é caracterizado por um corpo de fruto bronzeado com nervuras proeminentes que se assemelham a uma folha de repolho; por esta razão é comumente conhecida como cogumelo folha de repolho. Outros nomes coloquiais incluem a cogumelo xícara de vinagre e a cogumelo xícara de elfo marrom. Os corpos frutíferos atingem dimensões de 8 cm por 4 cm. De altura. É encontrada na Ásia, Europa e América do Norte, onde cresce em solos arenosos, sob árvores coníferas e decíduas.


Leia também:


Descoberta deste cogumelo


O fungo foi nomeado pela primeira vez como acetábulo Peziza por Carl Linnaeus em seu 1753 Species Plantarum. Seu nome atual foi dado pelo micologista francês Lucien Quélet em 1874 após ter sido colocado em vários segregados de Peziza: Joachim Christian Timm colocou-o em Octospora (1788), Samuel Frederick Gray em Macroscyphus (1821) e Leopold Fuckel em Acetabula (1870). A tendência continuou, com Claude Casimir Gillet colocando-o na Aleuria em 1879, e Otto Kuntze em sua nova Paxina (da qual mais tarde seria designada espécie-tipo) em 1891.


O epíteto específico  acetabulum significa "pequeno copo de vinagre" e era a palavra latina para um pequeno recipiente usado para armazenar vinagre (ver acetábulo ). Os nomes comuns incluem a "folha de repolho Helvella", a "xícara de vinagre", a "xícara de talo com nervuras", e a "xícara de elfo com nervuras marrom".


Leia também:


Comestibilidade e toxicidade


Embora a comestibilidade dos corpos frutíferos seja frequentemente listada como "desconhecida", o consumo desse fungo não é recomendado, pois espécies semelhantes na família Helvellaceae contêm níveis variáveis ​​de MMH. O MMH pode ser removido fervendo em uma área bem ventilada, mas o consumo de qualquer cogumelo produtor de MMH não é aconselhável. Roger Phillips lista as espécies como venenosas.


Leia também:


Distribuição e habitat


Este fungo é comum na América do Norte e na Europa. Na América do Norte, a distribuição se estende ao norte até Alberta, Canadá . No México, foi coletado no Estado do México , Guanajuato , Guerrero e Tlaxcala . Também é encontrado em Israel, Jordânia, Turquia, Irã, China (Xinjiang) e Japão. Os corpos frutíferos crescem solitários, espalhados ou agrupados no solo em madeiras de coníferas e decíduas , normalmente na primavera e no verão. A preferência por crescer em associação com o carvalho vivo da costa (Quercus agrifolia) foi observada para as populações da Califórnia.

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Vagando na Net