Pedras preciosas: cristal de rocha

O Cristal de rocha é bastante comum, e em geral é esculpido em objetos de are ou transformado em joias.


Foto de Peter Döpper no Pexels


Escala de Mohs: 7

Gravidade específica: 2,65

Sistema cristalográfico: trigonal

Cor: incolor, transparente

Ocorrência: Brasil e todo o mundo.


Leia também:


Cristal de rocha ou quartzo hialino é uma variedade cristalina de quartzo, geralmente incolor e transparente, podendo em algumas vezes ter tons variados de roxo, e em raras ocasiões até azul. Esse cristal é a variedade mais pura do quartzo. Foi, durante séculos, uma das principais pedras preciosas sendo muito apreciada para fazer joias e bolas de cristal.


Nos finais do século XIX e início do século XX caiu no esquecimento. Atualmente recuperou o seu lugar privilegiado, sendo uma das variedades mais populares e apreciadas de quartzo. Os antigos gregos acreditavam que esta variedade de quartzo era gelo que tinha congelado de maneira tão dura que nunca se iria derreter. De fato a palavra "cristal" vem de uma palavra grega para "gelo".


No passado era usado para fins piezelétricos e ópticos. Hoje se usam cristais sintéticos. O cristal de rocha cristaliza-se diretamente a partir do magma no pegmatito e em regiões hidrotermais de baixa temperatura. É birrefringente e distingue-se do vidro pela ausência de bolhas de ar.


Leia também:


https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Vagando na Net