Onde e como podemos encontrar os fósseis?

Você que gosta de descobrir esses mistérios da natureza, ainda mais em relação aos animais. 

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2018/12/onde-como-podemos-encontrar-fosseis.html
Um fóssil. Pixabay/Domínio Público.


E se você mesmo quiser se tornar um caçador de fósseis? Como você pode encontrá-los? Para isso você precisa de um pouco do conhecimento da paleontologia.

ENCONTRANDO FÓSSEIS


Os fósseis não estão distribuídos aleatoriamente pelos estratos rochosos do mundo. Alguns tipos de rocha abrigam grande quantidade de fósseis, outras não. 
Assim, um conhecimento básico também da geologia irá obviamente ajuda-lo quando você estiver procurando por fósseis.

VARIEDADE DE ROCHAS


As rochas são encontradas em três variedades básicas: ígneas (magmáticas), metamórficas e sedimentares. As ígneas são formadas de lava e magma cristalizados. As metamórficas são assim chamadas porque sofrem alterações fundamentais por ação de pressão e calor. Essas rochas não são campos férteis para achar fósseis. 
Ao contrário, procure por rochas sedimentares, criadas quando a poeira, a lama e outras partículas do solo foram depositadas em camadas e depois solidificadas em rochas. A mesma torrente de chuva que leva uma nova camada espessa de areia finíssima para um lago pode também carregar os restos de animais e plantas que são enterrados.

FÓSSEIS DE CALCÁRIO


O calcário, pode ser um dos melhores campos de procura de fósseis, pois com muita freqüência, originalmente criado a partir de depósitos espessos de carapaças de invertebrados, há muitos milhões de anos. 
O calcário numulítico (é quando o carbonato possui uma mistura de magnésio e cálcio) provém de antigos depósitos de conchas foraminíferas. Os corais antigos também contribuíram para a formação de muitos calcários no mundo.

Para finalizar veja um vídeo do canal Fábio Porto, sobre Tipos de rochas:


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal