Os cogumelos mais comuns - Parte #2

Os cogumelos comuns e os em forma de guarda-chuva constituem o grosso dos espécies destes seres vivos diferentes e são os fungos que vemos com mais frequência. São abundantes nas florestas durante o outono.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/04/cogumelos-comuns-parte-2.html
Cogumelos em meio a musgos no tronco. Pixabay/Domínio Público.

Como identificar os cogumelos comuns?


Há muitas famílias de cogumelos comuns e em forma de guarda-chuva que se distinguem pelas diferenças em suas estruturas microscópicas.
Uma das características vitais para identificá-los é a cor dos esporos quando se depositam em massa. As espécies podem ter esporos brancos, cor-de-rosa, marrons ou pretos.

Outra características importante é a presença de camadas protetoras chamadas véus e a forma pela qual as lamelas estão ligadas ao caule.

Cogumelos venenosos


Os cogumelos comuns e em forma de guarda-chuva incluem os comerciais, os comestíveis, a espécie Amanita, que é mortalmente venenosa, as espécies de lamelas quebradiças de cores viva, com chapéus leitosos ou nacarados e lamelas de cera.
Lembre-se: Muitos cogumelos contém substâncias alucinógenas que podem causar delírio e coma. Alguns são tão venenosos que até pequenas porões podem matar. Lave sempre as mãos ao colhê-los.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre Conheça 10 COGUMELOS comestíveis e os que podem te matar:


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal