A formação dos planetas do sistema solar: planetas terrestres

Considerara-se que todos os planetas, terrestres ou gasosos, tenham se formado de modo semelhante, pela aglomeração de planetesimais.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/04/formacao-planetas-rochosos.html
Os planetas rochosos, Mercúrio, Vênus, Terra e Marte. Pixabay/Domínio Público.


A proximidade deles em relação ao Sol determinou o desenvolvimento posterior e as diferenças que hoje observamos.

Os planetas terrestres


Na época de sua formação os corpos hoje conhecidos como planetas terrestres eram constituídos por gás e rocha fundida, devido ao calor gerado pelo bombardeio constante e os fortes impactos dos planetesimais.



Isso fez com que os materiais mais pesados afundassem para as regiões centrais dos planetas recém-formados, deixando os materiais mais leves e menos densos acomodados próximos de suas superfícies.

Pode-se ver hoje o legado desse processo nos núcleos ricos em ferro e nas regiões externas rochosas dos planetas terrestres (veja na figura acima).



A maior proximidade do Sol dos planetas interiores significa que suas atmosferas densas primitivas foram queimadas e então dispersadas pelo calor do Sol.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🌟 Contemplando as ESTRELAS:


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal