As galáxias mais distantes e os tipos que existem

No espaço além de nosso sistema de galáxia, as formas cintilantes de outras galáxias variam de muitos milhares a 100 mil anos-luz ou mais, cada qual com bilhões de estrelas.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/04/galaxias-tipos-universo.html
A galáxia de andrômeda. Pixabay/Domínio Público.

Tipos de galáxia


As galáxias apresentam-se sob diversas formas. A Via-Láctea tem braços espirais que irradiam de um núcleo central, e as galáxias espirais barradas têm braços que emanam das extremidades de uma barra que possa pelo centro do sistema.



As galáxias elípticas não têm padrão espiral e são de aparência uniforme. São as mais numerosas, em geral formadas de estrelas antigas, frias e maciças com pouco material interestelar, semelhante a enormes aglomerados globulares.



Há mais duas classes: as galáxias irregulares - coleções de estrelas soltas de forma não definida - e as galáxias lenticulares - que assemelham-se ao centro achatado de uma espiral.

Evolução das galáxias


As estrelas de uma galáxia espiral giram ao redor do centro em órbitas mais ou menos circulares; com a rotação, os braços parecem caminhar atrás. Pouco após o Big Bang, as galáxias condensaram-se a partir de ragiões bem densas e localizadas de material.



As galáxias elípticas formaram-se rapidamente consumindo todo o material presente para formar estrelas. As galáxias espirais evoluíram de modo bem diferente. Seus núcleos centrais formaram-se com todo o material interestelar sendo transformado em estrelas.



O material excedente que cercava os núcleos recém-formados de estrelas formou, então, uma estrutura em forma de disco ao seu redor. As estrelas iluminaram as nuvens de poeira e gás circundantes que aparecem como braços espirais. Milhões de estrelas, com gás e poeira, povoam as regiões entre os braços.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🌟 Contemplando as ESTRELAS:


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal