A formação dos planetas do sistema solar: planetas gasosos

Considerara-se que todos os planetas, terrestres ou gasosos, tenham se formado de modo semelhante, pela aglomeração de planetesimais.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/04/planetas-gasosos-sistema-solar.html
Júpiter se destaca entre os planetas gasosos. Pixabay/Domínio Público.


A proximidade deles em relação ao Sol determinou o desenvolvimento posterior e as diferenças que hoje observamos.

Os planetas gasosos


Esses planetas foram formados a partir de colisões e aglomerações de planetesimais. Um núcleo rochosos inicial coletou gases abundantes nas regiões exteriores da nebulosa solar.

Os resultados finais foram enormes planetas gasosos com atmosferas ricas em hidrogênio envolvendo núcleos rochosos comparáveis em tamanho aos planetas interiores. Mas a distância do Sol impediu que suas atmosferas gasosas fossem dispersadas pelo calor solar.

O grande aquecimento do Sol


Temperaturas e pressões aumentaram simultaneamente na protoestrela central da nebulosa, levando ao início espontâneo de enormes reações nucleares.



Surgiu então o Sol. Isso ocorreu ao mesmo tempo que a Terra se formava. O Sol recém-nascido lançou suas camadas exteriores para o espaço circundante, e várias partículas maiores colidiram com a superfícies dos novos planetas, formando crateras de colisões irregulares.

Para finalizar veja um vídeo do canal O Nosso Incrível Universo, sobre DE JÚPITER A NETUNO, Aprenda sobre os planetas gasosos do Sistema Solar:


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal