Outros tipos de cogumelos

Além dos cogumelos comuns e daqueles em forma de guarda-chuva, há uma infinidade de outros tipos de fungos grandes, que não são muito conhecidos.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/04/tipos-cogumelos.html
Um cogumelo em um tronco de árvore. Foto: Cleverson Felix. Local: Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG - Belo Horizonte - Minas Gerais.

Vamos ver alguns grupos de cogumelos que podemos ver por ai:

Chanterelles


Esse grupo inclui cogumelos carnudos com cristas e bordas grossas. É um dos cogumelos comestíveis mais servidos em restaurantes.



Boletes


Em geral macios e carnudos, com um período de vida curto, os boletes são parentes dos cogumelos comuns. São um dos cogumelos mais apreciados.



Cogumelos em forma de clava e de dente


Macios e carnudos, muitas vezes de ores vivas. A maioria é inofensiva, mas raramente são recomendados para comer, pois alguns podem causar problemas estomacais.



Cogumelos em forma de prateleira


Um grupo grande que cresce sobre madeiras. São os fungos mais evoluídos, dotados de capas protetoras contra insetos e intempéries.



Bolotas


Esse grupo desenvolveu um corpo frutífero que não se abre e circunda os esporos. Quando novos, os corpos frutíferos são brancos, carnudos e comestíveis.



Cogumelos em forma de chifre


Macio no "estágio-ovo". Dotado no inicio de camada externa membranosa que se rompe e libera um caule esponjoso alto, com cheiro forte e desagradável.



Cogumelos gelatinosos


Parecem com uma bola de gelatina e não são comestíveis, mas alguns são encontrados na cozinha chinesa, usados mais pela textura do que pelo sabor.



Em forma de taça e trufa


Crescem no chão, sobre outros cogumelos, no esterco ou nos excrementos animais. As ervas-mouras e as trufas são finas iguarias.

Habitats


As espécies de fungos maiores dependem de seu habitat. Por esse motivo, são divididos em:

  1. No chão das florestas.
  2. No chão dos pastas.
  3. Sobre árvores, tocos e entulho.
  4. Em pântanos e brejos.
  5. Sobre madeira carbonizada ou no chão queimado.
  6. Sobre esterco ou no solo enriquecido.
  7. Sobre outros fungos.



Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre O que são os COGUMELOS?:


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal