Quais são as causas da extinção das espécies?
A extinção é um processo natural, e a maioria dos animais e plantas que evoluiu durante milhões de anos desde o início da vida está agora extinta.
No entanto, ao longo dos últimos 400 anos, a taxa de extinção está sendo acelerada em velocidade desastrosa.
Destruição Européia
Ao sair da Europa para se espalhar pelo mundo, as pessoas deixaram atrás de si um rastro de morte e destruição.
A revolução Industrial do século XIX propiciou a disseminação dos europeus e a destruição do meio ambiente. As causas da extinção mais evidentes foram: caça, poluição e destruição dos habitats naturais.
A caça ilegal
Os caçadores humanos sempre causaram a extinção de espécies. Os leões foram varridos da Grécia na Idade do Bronze , e os ursos e castores desapareceram da Grâ-Bretanha em torno do século XII.
A caça por marfim, peles e outros produtos raramente foi bem controlada e até hoje causa extinção de espécies.
Poluição
Nosso alimento está contaminado por pesticidas e produtos químicos jogados pelas indústrias nos rios e no solo. Os vazamentos de óleo no mar causam mortalidade de pássaros e mamíferos.
A poluição do ar é ainda mais grave, pois os gases expelidos pelas indústrias sobem para a atmosfera e retêm o calor do sol, criando assim o agravamento do efeito estufa. O fato de que esses gases resultarão no aquecimento do globo é uma preocupação mundial.
Destruição do habitat natural
Esta é sem dúvida a maior ameça para a maioria das espécies e a mais difícil de ser evitada. O consumo mundial de madeira aumentou em torno de 22% e o uso de papel cresce cerca de 41% .
A população humana está desalojando a vida selvagem para transformar a floresta improdutiva em terras produtivas. Estima-se que tenham restado somente cerca de 30% das florestas tropicais africanas originais.
Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre O que é EXTINÇÃO e quais são suas causas?:
Comentários
Postar um comentário