Os cogumelos Blewit

Esses cogumelos são bem grandes e carnudos, semelhantes ao wood blewit, mas sem as matizes liláceos no chapéu e no caule.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/05/cogumelos-blewit.html
Cogumelos Blewit. Pixabay/Domínio Público.

Grupo: Cogumelos comuns e cogumelos em forma de guarda-chuva
Estação: Inverno.
Comestibilidade: Excelente.
Chapéu: 5-12 cm de diâmetro.
Caule: Grosso, de cor malva, com incrustações e fibroso.
Carne: Grosso e firme, de cor branca.
Depósito de esporos: Rosa-pálida.
Habitat: Entre as camadas de folhas.

Também conhecido como Blewit, refere-se a duas espécies estreitamente relacionadas de agáricos comestíveis no gênero Clitocybe , o blewit de madeira (Clitocybe nuda) e o campo de blewit ou blue-leg (C. saeva). Ambas as espécies são tratadas por algumas autoridades como pertencentes ao gênero Lepista.



Ambas as espécies foram tratadas por muitas autoridades como pertencentes ao gênero segregado Clitocybe e Lepista. Pesquisas moleculares recentes sugerem que o gênero Lepista é aninhado dentro de Clitocybe.

Pequenos cogumelos comestíveis


Tanto os blewits quanto os blewits de campo são geralmente considerados como comestíveis, mas eles são conhecidos por causar reações alérgicas em indivíduos sensíveis. Isto é particularmente provável se o cogumelo for consumido cru, embora as reações alérgicas sejam conhecidas até mesmo de blewits cozidos.



Os blewits de madeira contêm o açúcar trealose, que é comestível para a maioria das pessoas. Bolhas de campo são frequentemente infestadas de larvas de moscas e não se armazenam muito bem; eles devem, portanto, ser usados ​​logo após a coleta. Eles também são muito porosos, então eles são melhor escolhidos em um dia seco.



Na opinião da maioria dos micologistas, os blewits são considerados excelentes cogumelos, apesar de sua coloração. Blewits podem ser comidos como um molho de creme ou salteados em manteiga , mas é importante não comê-los crus, o que poderia levar à indigestão . Eles também podem ser cozidos como bucho ou como recheio de omelete, e os blewits de madeira também fazem bons cogumelos cozidos.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre Conheça 10 COGUMELOS comestíveis e os que podem te matar:


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal