A questão da conservação das espécies

Qualquer que seja a justificativa para a conservação da vida selvagem e do meio ambiente, uma coisa é certa: a destruição não pode continuar, nem mesmo algumas décadas mais, sem que haja um colapso de ecossistemas completos e de populações humanas inteiras.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/05/conservacao-especies.html
A onça-pintada existia em toda a América do Sul, mas agora está praticamente extinta em muitos locais. Pixabay/Domínio Público.

Defendendo a Conservação


Vários argumentos defendem a conservação. Uns alegam que os animais tornam o mundo um lugar mais interessante, e que eles têm o direito de existir.


Outros afirmam que as planas e os animais são úteis para as pessoas; este ponto de vista, no entanto, nem sempre beneficia o ecossistema global.

Sobrevivência humana


Nossa sobrevivência depende de um ecossistema sadio. As consequências do crescimento de recursos serão tão graves para nós como para o mundo natural.


Com o aumento de qualquer espécie, os recursos das quais ela depende se tornam escassos, a fome se generaliza e as doenças dizimam a população enfraquecida.

Devastação da humanidade


Com o aumento da população mundial e sua aglomeração em áreas urbanas o perigo de calamidades multiplicou-se.

gorila-da-montanha
Com menos de 400 remanescentes, o gorila-da-montanha e seu habitat são objeto de constante vigilância. Pixabay/Domínio Público.

Em 1986, cerca de 40.000 pessoas morreram numa epidemia de cólera na África, milhares de crianças estão morrendo e a AIDS prolifera no mundo todo.

Calamidades naturais


O terremoto de 1976 na China matou cerca de 240.000 pessoas e cerca de 184 milhões padeceram com enchentes de 1980-85.



Uma erupção vulcânica como a de Krakatoa está prevista para o próximo século. As calamidades induzem às migrações, superlotando as regiões de vida selvagem.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🌳 Qual a diferença entre PRESERVAÇÃO e CONSERVAÇÃO?:


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal