Os fósseis de Calamite

As cavalinhas eram parte importante das florestas do Carbonífero.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/05/fosseis-calamite-cavalinha.html
Cavalinha fóssil. Fonte da imagem: The Collector of Fossils

Este tipo, um dos fósseis mais comuns do período, alcançou 18 m de altura. Os fósseis representam os caules com sulcos longitudinais. As cavalinhas ainda são comuns em terrenos pantanosos de várias partes do mundo, mas as espécies sobreviventes são pequenas: não ultrapassam 1 m de altura.


Grupo: Gimnospermas.
Período: Carbonífero superior
Localização: no mundo todo.

As cavalinhas


Calamitas , gênero de plantas arbóreos de tamanho médio, que viviam durante os períodos Carbonífero e Permiano (cerca de 360 ​​a 250 milhões de anos atrás). Os calamitas possuíam uma arquitetura de nó-nós bem definida, semelhante às modernas cavalinhas , e seus galhos e folhas emergiam em espirais desses nós.


Suas hastes verticais eram arborizadas e ligadas por um corredor subterrâneo; no entanto, a parte central do caule era oca e fósseis de calamitas são comumente preservados como moldes dessa porção central oca. Os calamitas cresceram até 20 metros de altura, situando-se principalmente ao longo das margens arenosas dos rios, e tiveram a capacidade de brotar vigorosamente dos rizomas subterrâneos quando as porções superiores da planta foram danificadas.


Os restos de Calamitas e outras plantas parecidas com árvores do Período Carbonífero foram transformados no carvão usado como fonte de energia hoje. Uma planta virtualmente idêntica do Período Triássico (cerca de 250 a 200 milhões de anos atrás) é chamada de Neocalamitos.

Para finalizar veja um vídeo do canal Spiral Dive, sobre Crock Hey Fossil Calamite Horsetail Stem, St.Helens:


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal