As regiões biogeográficas do planeta
Os biólogos dividiram o mundo em regiões geográficas com base nas plantas e nos animais. Embora haja certa controvérsia em relação às fronteiras exatas.
Região Paleártica [ZONA 1]
A região Paleártica (norte do Velho Mundo) estende-se desde a Islândia, no oeste, passando pela Europa e Ásia até Kamchatka e o mar de Bering no leste, e ao sul até o Himalaia.
Muitos ambientes que existem hoje são fragmentos de vegetação original, especialmente as vastas florestas que cobriam o hemisfério norte.
Região Neo-Ártica [ZONA 2]
A região Neo-Ártica (norte do Novo Mundo) engloba o Canadá, a Groenlândia, os EUA, e parte do México.
Florestas decíduas pantanosas, pradarias, montanhas, desertos, florestas de coníferas e tundra do Ártico formam uma passagem maravilhosamente variada, aspear das alterações introduzidas pela colonização européia.
Florestas decíduas pantanosas, pradarias, montanhas, desertos, florestas de coníferas e tundra do Ártico formam uma passagem maravilhosamente variada, aspear das alterações introduzidas pela colonização européia.
Região Neotrópica [ZONA 3]
A região Neotrópica abrande toda a América do Sul e Central a partir da costa mexicana e ao norte do Caribe.
Os dois pontos predominantes são a cordilheira andina e o vasto rio Amazonas.
Região Etíope [ZONA 4]
A região Afro-tropical ou Etíope abrande a África do sul do Saara e Madagáscar. De savanas e pradarias a florestas tropicais, desertos e geleiras. A ameça principal é o rápido crescimento da população humana.
Região Indo-oriental [ZONA 5]
Abrande o território ao sul do Himalaia passando pela Indochina e península da Malásia até as ilhas a sudeste da Ásia cuja fronteira é questionável.
Região Australásia [ZONA 6]
Abrande a Nova Zelândia. O meio ambiente varia de floresta tropical a áreas desérticas da Austrália.
Série Extinção: O Mundo em Perigo
Não perca nossa série 'Extinção: o Mundo em Perigo', que mostra um algumas das espécies ameaçadas de extinção de cada uma dessas regiões citadas acima:
Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre O que é EXTINÇÃO e quais são suas causas?:
Comentários
Postar um comentário