Os cogumelos do gênero Tricholoma

O tricoloma é um gênero de fungos que contém um grande número de cogumelos esporulados e espinhosos brancos que são encontrados em todo o mundo e geralmente crescem em florestas.


Estes são fungos ectomicorrízicos, existindo em uma relação simbiótica com várias espécies de árvores coníferas ou de folhas largas. O nome genérico deriva do grego antigo: τριχο- , romanizado : tricho- , lit. 'cabelo' e grego antigo : λῶμα , romanizado: loma , lit. 'fringe, border', embora apenas algumas espécies (como T. vaccinum) tenham gorros desgrenhados que se encaixam nessa descrição.



Agora vejamos algumas espécies:

Tricoloma sulfúreo (Tricholoma sulphureum)


Tricoloma sulfúreo (Tricholoma sulphureum). Pixabay/Domínio Público.

Cogumelo de cor uniforme amarelo-enxofre, com cheiro forte e desagradável. O chapéu tem centro convexo ou intumescido, é liso e seco. Tricholoma sulphureum, também conhecido como cavaleiro de enxofre ou agaric gás, é um cogumelo não comestível ou levemente venenoso encontrado em florestas na Europa. Tem uma cor amarela brilhante e um cheiro incomum comparado ao gás de carvão. Ocorre em florestas decíduas na Europa, da primavera ao outono.



Grupo: Cogumelos comuns e cogumelos em forma de guarda-chuva.
Estação: Outono.
Comestibilidade: sabor muito desagradável.
Chapéu: 4-8 cm de diâmetro.
Caule: cilíndrico e liso.
Carne: firme e amarela.
Depósito de esporos: branco.
Habitat: solitário em florestas decíduas, principalmente em solos argilosos.

Tricoloma cinza (Tricholoma terreum)


Tricoloma cinza (Tricholoma terreum). Fonte da imagem: Wikipedia.

Espécie de florestas de coníferas, tem chapéu convexo cinza-escuro fibroso, com incrustações e lamelas brancas. Vulgarmente conhecido como o cavaleiro cinzento ou tricomaloma sujo , é um cogumelo do grande gênero Tricholoma. É encontrado em florestas de coníferas na Europa e também foi encontrado em pinheiros introduzidos na Austrália. Em 2014, havia um artigo especulando que ele pode ser venenoso, no entanto, isso foi altamente contestado por Sitta, que, em 2016, publicou na mesma revista um contra-artigo que demonstra a natureza infundada de tal especulação.



Grupo: cogumelos comuns e cogumelos em forma de guarda-chuva.
Estação: outono.
Comestibilidade: Não é comestível.
Chapéu: 3-8 cm de diâmetro.
Caule: cilíndrico, do branco ao cinza.
Carne: branca ou cinza-claro.
Depósito de esporos: branco.
Habitat: em camadas de húmus formadas pelas agulhas das coníferas.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis sobre, 🍄 Conheça 10 COGUMELOS comestíveis e os que podem te matar:


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal