Pedras preciosas: Esmeralda
Esmeralda é uma variedade do mineral berilo (Be3Al2(SiO3)6), a mais nobre delas.
Escala de Mohs: 7,5 - 8.
Gravidade específica: 2,67 - 2,78.
Sistema cristalográfico: Hexagonal.
Cor: Verde-brilhante, verde-claro, verde-amarelado e verde-escuro.
Ocorrência: Colômbia, África, Brasil, Índia, Austrália, Tanzânia, Paquistão, Rússia.
Outras variedades de berilo são a água-marinha, a morganita, o heliodoro, a goshenita e a bixbyíta. Sua cor verde é devido à presença de quantidades mínimas de crômio e às vezes vanádio.
As principais jazidas de esmeraldas são colombianas, mas pode ser encontrada também no Brasil na Serra da Carnaíba - Bahia, Itabira - Minas Gerais, Campos Verdes - Goiás, Rússia, no Zimbábue e no Afeganistão. É transparente e opaca, mas apenas as variedades mais preciosas são transparentes.
Há muito tempo a esmeralda é valorizada como gema, com cristais verde-escuros alcançando os preços mais altos. As esmeraldas contêm inclusões, sinal de que são genuínas, de que não se deprecia necessariamente seu valor. Hoje produzem-se esmeraldas sintéticas com inclusões semelhantes às dos cristais naturais.
É apreciada como gema e o preço por quilate a coloca entre as pedras mais valiosas do mundo, perdendo algum desse valor frequentemente devido às inclusões que ocorrem em todas as esmeraldas, Elas, porém, são úteis pois ajudam a identificar a gema e podem indicar sua procedência.
Comentários
Postar um comentário