O cogumelo comestível sweetbread

Clitopilus prunulus, vulgarmente conhecido como o miller ou o cogumelo sweetbread, é um cogumelo basidiomiceto comestível encontrado em pastagens na Europa e na América do Norte.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/08/cogumelo-comestivel-sweetbread.html
Imagem de Richard Revel por Pixabay


Nome científico: Clitopilus prunulus
Grupo: Cogumelos comuns e cogumelos em forma de guarda-chuva.
Estação: verão e outono.
Comestibilidade: comestível e delicioso.
Chapéu: 3 - 10 cm de diâmetro.
Caule: pequeno, branco, liso e sólido.
Carne: grossa, branca, com cheiro forte.
Depósito de esporos: rosa-salmão.
Habitat: forma pequenos grupos no chão ou em clareiras relvadas.

Está espécie de cogumelo é branca com lamelas decorrentes e cheiro e saber fortes de massa de pão.
Crescendo solitário para gregário em áreas abertas de florestas de coníferas na madeira dura; comum sob pinheiro bispo (Pinus muricata) ao longo da costa norte de São Francisco; frutificação logo após as chuvas de outono. Tem uma tampa cinza para branco e brânquias decorrentes.

Descoberta do cogumelo moleiro Clitopilus prunulus


O naturalista tirolês Giovanni Antonio Scopoli descreveu o moleiro como Agaricus prunulus em 1772. O micologista francês Pierre Bulliard o chamou Agaricus orcella em 1793. O botânico alemão Paul Kummer erigiu o gênero Clitopilus e deu ao moleiro seu nome atual em 1871.
O prunulus é a espécie tipo do gênero, cujos limites foram redefinidos mais de uma vez. Seus nomes comuns - o moleiro e o cogumelo doce - são derivados de seu cheiro característico de pão.

O cheiro característico do cogumelo moleiro


O odor característico desta espécie tem sido atribuído ao trans-2-nonenal, que está presente em uma concentração de 17 µg por grama de tecido triturado. Este cogumelo contém o composto volátil 1-octen-3-ol , tornando-o intragável para a lesma-banana costeira do noroeste do Pacífico, Ariolimax columbianus.
Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🍄 Conheça 10 COGUMELOS comestíveis e os que podem te matar:

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal