Os fósseis de Glossopteris: as antigas samambaias do Gondwana

Glossopteris é o maior e mais conhecido gênero da extinta ordem de samambaias com sementes conhecidos como Glossopterídeas.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/08/fosseis-glossopteris-antigas-samambaia-gondwana.html
O fóssil de Glossopteris. Fonte da imagem: Science | HowStuffWorks.


Grupo do organismo: Gimnospermas.
Período: Triássico.
Localização dos fósseis encontrados: Antártida, Nova Gales do Sul (Austrália).

Por muito tempo considerados samambaias depois de sua descoberta em 1824, mais tarde foram incluídos entre as gimnospermas. O gênero está colocado na divisão das Pteridospermatófitas.

É um fóssil extremamente importante, contribuiu para o reconhecimento do supercontinente pré-histórico chamado Gondwana. Foi encontrado na Antártida, cujo clima, na época era subtropical. A maioria dos fósseis são de folhas isoladas, lanceoladas ou espatuladas.

Glossopteris eram árvores ou arbustos lenhosos e portadores de sementes, de 4 a 6 metros de altura. Elas possuíam um interior de madeira mole que se assemelhava com as coníferas da família das atuais araucárias (Veja na figura abaixo). Sementes e órgãos portadores de pólen nasciam em pinhas na ponta de pequenas hastes presas nas folha. Ainda assim, algumas espécies podem ter desenvolvido sementes em estruturas parecidas com cones. As folhas podiam exceder 30 cm de comprimento.

Glossopteris
Reconstrução artística de como seria a Glossopteris em vida no período Triássico. Fonte da imagem: iStock.

As Glossopteris tinham a copa parecida com uma árvore de natal. Ao invés de agulhas, elas tinham folhas largas e enormes com o formato de lança ou língua que caíam no chão no final do verão. Não é sabido se as folhas trocavam de cor antes de cair mas é bem provável que sim. Os anéis fossilizados das árvores do gênero indicam que elas cresciam constantemente no verão e paravam de crescer abruptamente no inverno.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre A descoberta de uma das primeiras FLORES 🌻:


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal