A gema preciosa Morganita

A morganita é uma gema muito usada como pedra preciosa, mas também chamada de esmeralda rosa.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/08/gema-pedra-preciosa-morganita.html
Morganita. Fonte da imagem: cristaisdecurvelo.com.br


Escala de Mohs: 7,5 - 8.
Matérias de origem: Alumínio, silício, manganês, césio.
Gravidade específica: 1,67 - 2,78
Sistema cristalográfico: Hexagonal.
Cor: rosa pálido a escuro.
Ocorrência: Brasil, Madagascar, Sudoeste da África, EUA, Tailândia.
Denominada segundo o nome do banqueiro americano, John Morgan. É um cristal bem colorido, muito valorizado como gema. Os cristais de morganita aparecem dentro ou perto de veios de pegmatito. As espécies pouco coloridas podem ser tratadas por aquecimento para se transformarem em águas-marinhas. Os cristais, que aparecem em prismas longos, têm um brilho vítreo.

Também chamada de esmeralda rosa. Isso acontece, porque, tanto a Morganita quanto a Esmeralda são variedades de Berilo. Também é possível que seja assim, devido às qualidades metafísicas desse adorável cristal rosa.
Como todos os Berilos coloridos, a Morganita também apresenta inclusões, sendo que sua cor rosa deve-se à presença de A Morganita é considerada uma pedra rara. Pode ser encontrada, algumas vezes, num tom rosa escuro e são chamadas de Bixbita. Entretanto, esse cristal é muito raro de se encontrar e, na verdade, é de um vermelho intenso. O rosa claro da Morganita pode ser intensificado pelo calor e até transformar-se num tom alaranjado usando-se essa mesma técnica. Já na Tailândia ocorre, naturalmente, a Morganita cor de pêssego que tem algumas propriedades metafísicas um pouco diferentes da Morganita cor-de-rosa.

Para finalizar veja um vídeo do canal The Stones Tesouros, sobre MORGANITA BERÍLO (TESOUROS):


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal