Corpos celestes: cometas

Cometas são corpos celestes de massa pequena e órbitas irregulares.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/09/corpos-celestes-cometas.html
Cometa. Pixabay/Domínio Público.


São praticamente bolas de neve, rocha e poeira congeladas. Entre os cometas mais conhecidos está Halley. Sua irregularidade orbital os traz para muito próximo ao Sol e os jogam para além da órbita do planeta-anão Plutão.
Cometas têm pouca massa, e são constituídos principalmente por uma mistura congelada de rocha e poeira. Acredita-se que se originaram da Nuvem Oort, vasto conglomerado de material primitivo que descrevia uma órbita em torno do Sol além da órbita de Plutão.
A mediada que  o cometa segue em direção ao Sol, a energia solar atua sobre ele, resultando na vaporização do gelo. Isso provoca o desprendimento de poeira e gás, formando uma cabeceira felpuda, ou "coma", que se torna o núcleo do cometa.
O material que se solta do núcleo é soprado pela energia solar e forma a cauda, constituída por poeira ou gás. O material liberado por um cometa espalha-se por seu caminho orbital. Em certas épocas do ano, a órbita da Terra cruza com as de certos cometas. Isso pode resultar em um número maior que o normal de partículas entrando na atmosfera, às vezes produzindo um aumento drástico no número de meteoros.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🌟 Contemplando as ESTRELAS:

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal