Corpos celestes: meteoros

Meteoro, chamado popularmente de estrela cadente ou estrela fugaz, designa o fenômeno luminoso observado quando da passagem de um meteoroide pela atmosfera terrestre.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/09/corpos-celestes-meteoros.html
Image by Craig Letourneau from Pixabay

O que são meteoros?


A palavra "meteoro" vem do grego μετέωρος metéōros "elevado; alto", ou seja, elevado no céu. Pode apresentar várias cores, dependentes da velocidade e da composição do meteoro, um rasto por vezes persistente, e produzir sons. Meteoros podem estar associados a chuvas de meteoros (ou "chuva de estrelas cadentes" ou simplesmente "chuva de estrelas"), em que os vários rastos parecem provir do mesmo ponto do céu noturno - o radiante - ou surgir como fenômenos isolados, denominando-se neste caso "meteoros esporádicos".

Alguns meteoros destacam-se pela sua espetacularidade e são denominados Bólides ou Bolas de Fogo. Embora os termos sejam sinônimos e a União Astronômica Internacional reconheça apenas uma definição abrangente para as Bolas de Fogo e Bólides, alguns astrônomos fazem a distinção:

Bolas de Fogo - quando o fenômeno atinge magnitude superior a um planeta (cerca de -4 ou mais brilhante)

Bólides (ou Bólidos) - Bolas de Fogo excepcionalmente brilhantes.

Tipos de meteoros


Existem dois tipos de meteoros: as chuvas e os esporádicos. Os esporádicos podem aparecer em qualquer noite do ano e vindos de qualquer direção. As chuvas de meteoros, por sua vez, estão associadas a cometas. Durante suas repetidas passagens por dentro do sistema solar, o material de um cometa espalha-se pela sua via orbital. A Terra cruza as vias orbitais de certos cometas em certas épocas do ano, e uma quantidade maior que a média de partículas entra, então, na atmosfera da Terra, resultando em um número comparativamente alto de meteoros.
A riqueza de uma chuva de meteoros é media pela chamada ZHR (taxa horária zenital). É uma mediada do número de meteoros que podem ser vistas em condições de visibilidade ideal, com a chuva irradiante no zênite.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🌙 5 CURIOSIDADES sobre a LUA:

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal