A erva cerefólio

O cerefólio ou cerefolho, é uma espécie de planta do gênero Anthriscus, na família Apiaceae, aparentada com a salsa.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/09/erva-cerefolio.html
Erva carefólio (Anthriscus cerefolium). Imagem de Hans Braxmeier por Pixabay


Nome científico: Anthriscus cerefolium
Características: folhas com odos de anis.
Cor: flores brancas no verão.

É nativa do Cáucaso, mas foi disseminada pelos romanos por toda a Europa, onde se naturalizou. O cerefólio é uma das ervas clássicas da cozinha francesa. É uma planta resistente que tem crescimento fácil e da anualmente.


História


Era já conhecida por Plínio, o Velho, como cerefolium. O nome pode provir do grego anthos (flor) e rischos (sebes) pelo local onde habita, ou então de antherix (cana) pela forma do seu pistilo.



Dicas de plantio


Desenvolve-se facilmente em uma jardineira. Prefere locais úmidos e à sombra.


Usos


É uma planta de uso culinário e em menor grau, medicinal. É diurética, carminativa, tônica e estimulante. Pode usar-se como substituto da salsa. Alguns autores suspeitam que possa causar dermatite de contato e reações alérgicas, como a rinite alérgica.


Não deve ser confundida com Aethusa cynapium e Oenanthe croccata, as quais são muito tóxicas. As folhas secas usam-se como especiarias, fazendo lembrar uma mistura de anis e alcarávia ou anis e salsa. As sementes são usadas no Norte de África como especiaria nos mesmos pratos que o coentro.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🌿 Conheça um pouco sobre algumas ERVAS e PLANTAS MEDICINAIS:


Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal