Pedras preciosas: Sillimanita

A sillimanita, é um mineral de aluminossilicato, com fórmula química Al₂SiO₅. É assim denominada em homenagem a Benjamin Silliman, e foi descrita pela primeira vez em 1824.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/09/gema-preciosa-silimanita.html
Sillimanita forma lapidada. Fonte da imagem: cristaisdecurvelo.com.br

Escala de Mohs: 7,5.
Gravidade específica: 3,25.
Sistema cristalográfico: ortorrômbico.
Cor: azul-violeta, verde-acinzentado.
Ocorrência: Birmânia, Sri Lanka.

A silimanita é muitas vezes fibrosa, e sua composição química é a mesma a quianita e da andaluzita, sendo por isso polimórfica. Os cristais aparecem em grupos paralelos como primas longos e delgados, sem terminações distintas. As cores das três principais direções ópticas são verde-clara, verde-escura e azul.


Características da sillimanita


Possui tetraedros de Al com número de coordenação 4 intercalados com tetraedros de Si. Apresenta clivagem perfeita em {010}, gravidade específica de 3,23 e dureza entre 6 e 7 dependendo da direção. Sillimanita é também o único alumino-silicato que se sabe que ocorre com o comportamento de olhos de gato. O olho-de-gato é um fenômeno óptico extremamente raro que se sabe que ocorre em apenas um punhado de materiais de qualidade gema. É um traço notável que é altamente avaliado e procurado por ambos os colecionadores de jóias e designers de jóias.

Sillimanita forma de mineral. Fonte da imagem: blog.helenacristais.com.br

Nas gemas do olho de gato, a luz reflete de tal forma que, quando uma gema é devidamente orientada e vista sob iluminação forte, uma reflexão de luz que lembra o olho cortado do gato parece flutuar ou deslizar pela superfície da pedra. O reflexo do olho do gato é devido a inclusões fibrosas tipo agulha perfeitamente alinhadas em padrões paralelos.

Sillimanita-de-olho-de-gato fibroso podem exibir uma torção óbvia de cachos fibrosos, muitas vezes sem a necessidade de ampliação. Esta variedade fibrosa de sillimanita pode ser comercializada como "fibrolite", embora não seja um nome comercial comumente usado, exceto por colecionadores.

Devido à sua resiliência e resistência notáveis ​​ao calor elevado e à corrosão química, a sillimanita é um material ideal para o comércio de jóias e gemas, bem como de vários usos industriais.

✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal