O príncipe dos cogumelos: Agaricus augustus

O príncipe dos cogumelos Agaricus augustus, conhecido geralmente como o príncipe, é um fungo basidiomiceto.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/10/principe-cogumelo-agaricus-augustus.html
O Príncipe (Agaricus augustus). Imagem de skeeze por Pixabay


Nome científico: Agaricus augustus
Grupo: cogumelos comuns e cogumelos em forma de guarda-chuva
Estação: verão e outono
Comestibilidade: comestível e muito saboroso
Chapéu: 10 a 20 cm de diâmetro
Caule: oco, branco, com incrustações delicadas abaixo do anel.
Carne: branca com cheiro de amêndoa.
Depósito de esporos: preto-amarronzado
Habitat: no chão da floresta, sob árvores decíduas.

Características do Príncipe dos cogumelos


Este cogumelo é um dos maiores da classe dos cogumelos verdadeiros. Possuindo um chapéu marrom-amarelado e incrustações, se esfregado, fica amarelo-escuro.

Os corpos frutíferos do Príncipe dos cogumelos (Agaricus augustus) são agáricos grandes e distintos. A forma da tampa é hemisférica durante o chamado estágio do botão e depois se expande, tornando-se convexa e finalmente plana, com um diâmetro de até 22 cm. A cutícula da tampa é seca e densamente coberta com escamas de cor marrom dispostas concentricamente sobre fundo branco a amarelo.



A polpa é grossa, firme e branca e pode descolorir-se amarelo quando machucada. As brânquias são aglomeradas e pálidas a princípio e ficam rosadas e depois marrons escuras com maturidade. As brânquias não estão presas ao caule - são gratuitas. As amostras imaturas ostentam um delicado véu parcial branco com verrugas de cor mais escura, estendendo-se do caule até a periferia da tampa.



O caule é clavado com até 20 cm de altura e 4 cm de espessura. Em espécimes maduros, o véu parcial é rasgado e deixado para trás como um anel pendente que adorna o caule. Acima do anel, o caule é branco a amarelo e liso. Abaixo, é coberto com inúmeras pequenas escalas. Sua carne é espessa, branca e às vezes possui uma cavidade central estreita. A base do caule se estende profundamente no substrato. O odor do cogumelo é forte e noz, de anis ou amêndoa , que pode estar associado à presença de benzaldeído e álcool benzílico.

Curiosidades sobre o sabor do Príncipe dos cogumelos


Seu sabor foi descrito como não distintivo. Sob um microscópio, os esporos em forma de elipsóide são vistos caracteristicamente grandes a 7-10 por 4,5-6,5 μm. Os basídios são 4 esporos. A massa de esporos é de cor marrom chocolate. Uma espécie relatada inicialmente na América do Norte, A. subrufescens se parece muito com A. augustus na aparência. No entanto, A. subrufescens produz esporos menores, dimensionados de 6 a 7,5 por 4 a 5 µm.



Este cogumelo mostra uma reação de teste de Schaeffer positiva em vermelho. A cutícula da tampa fica amarela quando uma solução de hidróxido de potássio a 10% é aplicada.

Distribuição e habitat


O Príncipe dos cogumelos possui ampla distribuição, ocorrendo em toda a Europa, América do Norte, Norte da África e Ásia. Este cogumelo é encontrado em madeiras de folha caduca e coníferas, em jardins e nas margens da estrada. O fungo é saprotrófico e terrestre - adquire nutrientes da decomposição da matéria orgânica morta e seus corpos de frutificação ocorrem em solo rico em húmus.



A espécie parece adaptada para prosperar perto da atividade humana, pois também emerge de terreno perturbado. Na Europa, A. augustus frutifica no final do verão e no outono.

Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre O que são os COGUMELOS? 🍄:

 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal