O cogumelo venenoso Agárico-verde

O cogumelo venenoso Agárico-verde é um cogumelo verde e viscoso de tamanho médio, encontrado em gramados, coberturas e bosques da primavera ao outono.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/11/cogumelo-venenoso-agarico-verde.html
O cogumelo venenoso Agárico-verde (Stropharia aeruginosa). Imagem de adege por Pixabay


Nome científico: Stropharia aeruginosa
Grupo: Cogumelos comuns e cogumelos em forma de guarda-chuva
Estação: Outono
Comestibilidade: venenoso
Chapéu: 3 - 8 cm de diâmetro.
Caule: cilíndrico, oco, viscoso, branco ou verde-claro
Carne: Esbranquiçado com tom verde
Depósito de esporos: Marrom-púrpura
Habitat: em florestas de espécies variadas.

A comestibilidade deste cogumelo é controversa - algumas fontes afirmam que é comestível , enquanto outras afirmam que é venenoso, embora os efeitos sejam pouco conhecidos e seus constituintes tóxicos não descritos. Então na dúvida melhor NÃO COMER!
Estes cogumelos são em forma de guarda-chuva, com um chapéu viscoso azul-esverdeado e incrustações brancas quando jovem.


Taxonomia


O micologista francês Lucien Quélet deu a ele seu nome binomial atual em 1872, depois de ter sido inicialmente descrito como Agaricus aeruginosus por William Curtis em 1784. O micologista holandês Machiel Noordeloos o colocou no gênero Psilocybe em 1995. O epíteto específico aerūgǐnōsa é latino para " coberto de verdete (ferrugem do cobre) ".


Habitat e distribuição geográfica


Este cogumelo é comum em bosques gramados e nas margens da estrada na Grã-Bretanha , Europa , Ásia (Irã) e partes da América do Norte , crescendo em madeira podre. Favorece particularmente as coberturas de lascas de madeira em jardins e parques.
Para finalizar veja um vídeo do nosso canal BioOrbis, sobre 🍄 Conheça 10 COGUMELOS comestíveis e os que podem te matar:

 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ?sub_confirmation=1

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal