Fenômenos luminosos da natureza: Nuvens Noctilúcias

As nuvens noturnas noctilúcias geralmente apresentam uma coloração azulada ou prateada, algumas vezes alaranjada ou vermelha, e destacam-se sobre o fundo escuro do céu noturno.

 https://naturezacuriosa.bioorbis.org/2019/11/fenomenos-luminosos-natureza-nuvens-noctilucias.html
Imagem de Marvin Haselbach por Pixabay

Elas são as nuvens mais altas da Terra, o que é provado em medições realizadas, que mostraram que elas se situam em altitudes entre 75 e 90 quilômetros.


Podem ser vistas bem no alto nos horizontes polares perto da meia-noite, entre maio e agosto, em latitudes entre 45º e 70º.

Do que é feito essas nuvens noctilúcias?


A constituição física e química das noctilúcias é ainda desconhecida, mas cientistas dizem que elas se formam a grandes altitudes a partir do gelo formado sobre um núcleo de poeira, provavelmente poeira de meteoros. Em geral parecem-se com cirros, podem ter uma estrutura enrugada ou ondulada e conter formas de véus, faixas, ondas e turbilhões, estruturas que se devem ao fluxo do ar.


Evidências recentes indicam que pelo menos algumas dessas nuvens noctilúcias resultam da água congelada expelida pelos ônibus espaciais da NASA.

 https://www.youtube.com/channel/UCdjF1j_jYXGznBq955YWDoQ

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Uêba - Os Melhores Links Linka Links - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Eu Te Salvo O 1º agregador de conteúdo de Portugal