Fenômenos da natureza: Eclipses
Muitos já viram e sabem o que é um esclipse, mas vamos a algumas curiosidades sobre eles que você talvez não sabia.
![]() |
Imagem de Pete Linforth por Pixabay |
✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅
Eclipse Solar
Há três tipos de eclipses solar: qual vai occorer depende da precisão com que a Terra, a Lua e o Sol estão alinhados no momento, e da distânica entre a Lua e a Terra. Se os três corpos estão exatamente alinhados e o disco lunar esconde por completo, há um eclipse solar toal. Se apenas parte do disco solar e encoberto, há um eclipse solar parcial. O terceiro tipo ocorre quando a Lua está próxima ou no ponto mais distante em sua órbita da Terra. No ponto mais distante, seu diâmetro aparente parecerá reduzido e não cobrirá completamente o Sol mesmo durante um alinhamento exato.
![]() |
Imagem de Randy McGuire por Pixabay |
Leia também:
Eclipses da Lua
Os eclipses da Lua ocorrem na lua cheia, quando o Sol e a Lua estão exatamente opostos um ao outro no céu, e a Lua se esconde no cone de sombra que a Terra prjeta atrás de si. A sombra da Terra, como a da Lua, consiste em regiões umbrais e penumbrais.
Leia também:
Lua de Sangue
O nome pode parecer assustador, mas a Lua de Sangue, ou Lua Sangrenta, é um dos fenômenos astronômicos mais belos que podemos observar a olho nu. Como a lua sangrando pode ser algo belo? Na verdade, Lua de Sangue é só um nome impactante que deram para o fenômeno em que a lua fica avermelhada.
![]() |
Imagem de adege por Pixabay |
O fenômeno é raro e acontece em eclipses da Superlua. O eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão em perfeito alinhamento, e o planeta fica no centro. Em relação ao Sol, a Lua é ocultada pela Terra, ou seja, os raios solares não chegam até o satélite, e a sombra do planeta é projetada na Lua, que “escurece”. Já a superlua ocorre quando o satélite está na sua fase cheia e no ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu.
A junção dos dois fenômenos, eclipse lunar e superlua, causa a Lua de Sangue. A cor avermelhada deve-se a uma relação entre a proximidade da Lua com a atmosfera terrestre e os raios solares. O sol emite luzes de todas as cores, mas quando a Lua está próxima da Terra, apenas as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas da atmosfera terrestre para o nosso satélite natural, o que torna a Lua vermelha.
Comentários
Postar um comentário