A erva calaminta: descrição, usos e curiosidades

A calaminta é uma pequena planta arbustiva, ereta, é cultivada por sua folhagem aromática que lembra o odor do tomilho. Usada principalmente para alívio da flatulência.


Fonte da imagem: Wikipédia/GFDL,Creative Commons Attribution ShareAlike 2.1 Japan License


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅


Características: folhagem aromática.

Cor: pequenas flores esbranquiçadas.

Altura: 60 cm.

Dicas de plantio: Divisão da planta, estacas extraídas na primavera e sementes em solos secos e alcalinos.

Usos: Usada para problemas do fígado e do baço, cólicas, falta de ar, e como anticoncepcional.


Leia também:


A calaminta é conhecida científicamente como Calamintha nepeta, que é uma espécie de planta com flor pertencente à família Lamiaceae. A autoridade científica da espécie é (L.) Savi, tendo sido publicada em Flora Pisana 2. 1798.


Cultivo


Facilmente cultivado em solos levemente ácidos a levemente alcalinos, de umidade média a seca, bem drenados em pleno sol. Prefere solos uniformemente úmidos, mas tolera alguma seca. Tolera sombras claras à tarde. Pode se espalhar no jardim por rizomas e / ou auto-semeadura para formar uma interessante cobertura do solo. Os caules podem se enraizar nos nós onde tocam o solo. Corte ou corte as plantas após a floração para arrumar a plantação, para remover a folhagem feia e / ou para evitar a auto-semeadura indesejada. Facilmente iniciado a partir da semente. As plantas geralmente não têm um bom desempenho no extremo sul, abaixo da Zona 7 do USDA.


Leia também:


Características


A calaminta é nativa da Europa e da região mediterrânea. Ele normalmente forma um tapete de folhagem densa e indefinidamente espalhada com hastes floridas de folhas eretas chegando a 12-18 ”de altura. Folhas ovais, verde-acinzentadas (até 3/4 ”de comprimento) são muito perfumadas quando esmagadas. Flores minúsculas, tubulares, de dois lábios, lilases a brancas aparecem em pontas axilares (cimeiras com 15 flores cada) durante um longo período de floração de junho a setembro. As flores são atraentes para as abelhas e outros insetos polinizadores. Subsp. nepeta é um executor mais vigoroso com flores ligeiramente maiores, inflorescências maiores (até 20 flores) e folhas maiores (até 1,25 ”de comprimento). As folhas podem ser secas para potpourris ou sachês. O nome do gênero vem do grego kalos, que significa belo e mimetão, que significa hortelã. Kalaminthe significa saboroso. O epíteto específico refere-se à semelhança da planta com a erva-dos-gatos.


Leia também:


Problemas


Sem problemas graves de insetos ou doenças. A folhagem pode diminuir em climas quentes e úmidos de verão, como a área de St. Louis. Cuidado com o oídio.

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Vagando na Net