Crisântemo: uma bela planta com benefícios

O crisântemo chama a atenção mais pela suas belas flores, mas ele tem muito mais além disso.


Foto de saifullah hafeel no Pexels


 http://www.youtube.com/channel/UC35bJ9Kkm5PlL3nzJdsZv3g?sub_confirmation=1?sub_confirmation=1


Devido a um intenso programa de seleção e melhoramento genético, assumiu uma grande diversidade de variedades hortícolas. Suas flores podem ser simples ou dobradas, de cores e formas muito diversas. Podemos dizer que o crisântemo é uma flor com estilo campestre, como as outras plantas desta mesma família, no entanto, existem variedades com aparência muito majestosa. O crisântemo, pode ser colorido após o corte se colocado em soluções de corantes. É crescente sua comercialização como planta envasada.


Leia também:


Qual a origem dos crisântemos?


O Crisântemo é uma planta tradicional asiática. O nome Crisântemo tem origem grega e significa “flor de ouro”. Esta planta vem sendo cultivada há mais de 2.500 anos na China, estando entre as plantas nobres da China, as outras são o bambu, a ameixeira e a orquídea. Os budistas levaram o Crisântemo da China para o Japão, no ano 400 d.C. Por ela se parecer com o Sol nascente, acabou se tornando um símbolo do Japão, inclusive o trono do imperador era conhecido como o “Trono do Crisântemo”. Existe uma lenda japonesa que diz que uma única pétala da flor, colocada em uma taça com vinho, traz vida longa e saudável. O Crisântemo foi levado para o ocidente no século XVII.


Classificação científica


Quando a flor foi levada à Europa no século XVII, o botânico e taxinomista sueco, Carlos Lineu, a denominou com o nome Crisântemo, a partir das palavras gregas: “chrysous”, que significa “dourado” (a cor da flor original) “anthemon”, que significa “flor”.


Leia também:


Características do crisântemo


Existem mais de 100 espécies e mais de 800 variedades no mundo. Seu porte é herbáceo e geralmente de 1 metro. O Crisântemo dá flores o ano inteiro. As flores do Crisântemo podem ser simples ou dobradas, de cores e formas muito diversas. A flor do Crisântemo é de estilo campestre, com aparência muito majestosa.


Propriedades e Benefícios do Crisântemo


Além de ser uma bela flor que adorna os jardins e casas, o crisântemo possui uma utilidade, devido a uma substância contida nele, chamada piretrina, que lhe confere a propriedade de repelir mosquitos, baratas e moscas.


Quando plantada no jardim, esta planta ajuda a evitar picadas e afasta os insetos. Além disso, o Crisântemo tem propriedades medicinais.


Na China, por exemplo, o crisântemo é usado como remédio para combater a dor de cabeça. Suas pétalas podem ser aproveitadas em saladas, enquanto suas folhas servem para preparar um tipo de bebida. Algumas espécies de crisântemo possuem propriedades rejuvenescedoras, depurativas e hepatoprotetoras. O chá da flor do crisântemo branco é benéfica para os olhos, pele e fígado. Olhos cansados, pele seca, varizes, músculos doloridos, inchaço, dor de garganta e febre podem ser tratados com chá de crisântemo.


A equipe de investigadores da Universidade Nacional de Singapura (NUS) descobriu que a flor de crisântemo, que contém luteolina, favorece a eliminação de células cancerosas em conjunto com a quimioterapia e tem a vantagem de ser um produto natural sem efeitos secundários.

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links Trends Tops Agregador de Links Vagando na Net