O cacto bisnaga partida
Esse belo cacto pertence a um gênero de cactos com flores lindas e vistosas.
![]() |
Fonte da imagem: biodiversity4all |
O cacto bisnaga partida é da espécie Coryphantha ottonis, que é pertence à família Cactaceae, distribuída nos estados do México central. A palavra ottonis é em homenagem a Christoph Friedrich Otto, um botânico e horticultor alemão do Jardim Botânico de Berlim.
Leia também:
Características do cacto bisnaga
Esses cactos possuem caules simples com 11 cm de altura e 8 cm de largura, de cor verde escuro, por vezes opacos. Seus tubérculos são arredondados a cônicos, com 18 mm de largura na base e 10 mm de altura. As aréolas são arredondadas com 3 mm de largura. Possui de 8 a 12 espinhos radiais, capturados, de 10 mm de comprimento e amarelos ou cinza com pontas pretas. Possui 1 a 3 espinhos centrais, sendo o inferior dominante, curvado com 16 mm de comprimento, os superiores mais delgados e retos com 11 mm de comprimento, amarelos ou cinzentos.
Suas flores tem 5 cm de largura, de cor ligeiramente avermelhada com margens brancas, os filamentos e anteras de cor amarela. O fruto produzido é de um verde suculento, com 15 mm de comprimento e 10 mm de largura. A semente é reniforme, com aproximadamente 1,6 mm de comprimento e 1 mm de largura.
Leia também:
Distribuição e habitat
O cacto bisnaga é endêmica de Guanajuato, Jalisco, Tlaxcala e Zacatecas no México. Vive em planícies e pastagens, ocasionalmente à sombra de arbustos.
Cacto bisnaga partida ameaçado de extinção?
Sim, por incrível que pareça ele está ameaçado. A principal ameaça à conservação da espécie é a coleta e tráfico ilegal para sua comercialização e uso como planta ornamental, porém, pouco se sabe sobre o impacto e estado de conservação de suas populações, que costumam ser abundantes e com ampla área de distribuição.
Comentários
Postar um comentário