A erva coentro características, usos e dicas de plantio

Mencionada até na Bíblica, remonta a períodos bem anteriores. Uma erva resistente é usada a milênios na medicina e culinária.


Imagem de Eric Chen por Pixabay


✅ Canal no Youtube | Inscreva-se AGORA ✅


Características do coentro


Coentro (Coriandrum sativum) é uma planta glabra, da família Apiaceae, de flores róseas ou alvas, pequenas e aromáticas, cujo fruto é diaquênio e cuja folha, usada como tempero ou condimento, exala odor característico. Para a maioria das pessoas, o coentro tem um sabor azedo, mas para aproximadamente um quarto da população, as folhas tem um sabor que lembra sabão. Esta diferença é relacionada com um gene que detecta certos aldeídos presentes nas folhas.


Embora de origem incerta, sabe-se que os antigos egípcios já a utilizavam para embalsamar os corpos e como planta medicinal (a ele se atribuíam propriedades digestivas, calmantes e, quando usado externamente, para alívio de dores das articulações e reumatismos). É provavelmente originária da bacia do Mediterrâneo onde os gregos e os romanos a utilizavam em pratos e bebidas.


Leia mais também:


Usos do coentro


O coentro é muito utilizado na cozinha indiana e árabe. Em Portugal, é muito utilizado no Alentejo, para enriquecer pratos tais como as açordas e as tradicionais sopa de cação e carne de porco à alentejana, é utilizado também para temperar saladas. Mais a Sul, no Algarve, a sua utilização é pouco frequente. Na região da grande Lisboa o seu uso era também limitado no entanto, e desde há algum anos, também aquela zona do país se rendeu ao seu aroma perfumado e passou a integrá-lo na sua alimentação. No Brasil, o coentro é muito utilizado na culinária nordestina e também na região Norte.


Leia também:


Cultivo do coentro


O coentro pode ser plantado em jardineiras, vaso e até mesmo em copos de 200 ml, mas nesse último caso o desenvolvimento é um pouco prejudicado. A colheita poderá ser feita após aproximadamente 50 dias da plantação da semente. O ciclo de produção dessa hortaliça é relativamente curto, se comparado ao de outras plantas como a salsa.

Comentários

  1. Nunca usei o coentro na culinária, mas sei que tem um cheiro agradável. Quero com certeza cultivá-lo. bom fim de semana
    Blog Lady Samy/Facebook do blog/Instagram do blog/Youtube/Instagram de arte/Facebook de arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lady, o coentro é muito bom pra saúde e claro da um cheiro muito bom na comida. Um forte abraço e seja bem vinda ao blog.

      Excluir

Postar um comentário

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links