A planta perene Bela-margarida

Essa planta carrega o nome de bela não é atoa, pois suas flores são lindas e vistosas.


Fonte da imagem: Flores e Folhagens


 http://www.youtube.com/channel/UC35bJ9Kkm5PlL3nzJdsZv3g?sub_confirmation=1?sub_confirmation=1


A espécie Bellis perennis, chamada de Bela-margarida, é uma planta vivaz da família das Asteraceae. Existem muitas variedades híbridas, utilizadas em floricultura, com lígulas brancas, rosadas, vermelhas ou roxas, de forma simples ou dobrada.


Leia também:


Características da Bela-margarida


As suas inflorescências aparecem isoladas, sobre um comprido pedúnculo que parte de uma roseta basal (as folhas ficam dispostas no chão, em forma circular). Não atingem grandes dimensões, variando a sua altura entre 2 e 5 centímetros. Multiplica-se por pequenos estolhos que formam um rizoma. As folhas têm forma espatulada (ligeiramente semelhantes a colheres, com o pecíolo medindo cerca de metade do comprimento do limbo), com algumas variações, com margem crenada ou serrada, com alguma penugem, pelo menos na sua forma juvenil. As flores, hermafroditas, têm a forma de pequenos tubos amarelos, dispostos em capítulo (o disco amarelo, no centro), com lígulas ou flores femininas brancas ou avermelhadas à sua volta (chamadas impropriamente de pétalas pela linguagem corrente). As suas sementes são ovadas (cipsela) e pubescentes (com penugem).


Leia também:


Distribuição


É uma planta comum no continente europeu, onde é espontânea junto aos caminhos e nos pastos de erva rasteira. Durante a época colonial, foram levadas para o continente americano. É espontânea também nos Açores e na Madeira.


Cultivo em jardins


Em geral é cultivada como planta bienal, dá um toque primaveril numa bordadura ou jardim de rochas. Há muitas variedades e cores, simples ou dobradas. Crescem bem em solo drenado e precisam que o solo seja protegido no inverno, em regiões frias.

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links