A planta perene centáurea: características, usos e dicas de cultivo

Esta é uma espécie que chama atenção, com flores de cor vibrante, semelhante a cardos e que não requerem muitos cuidados.


Fonte da imagem: wikiwand


 http://www.youtube.com/channel/UC35bJ9Kkm5PlL3nzJdsZv3g?sub_confirmation=1?sub_confirmation=1

A centáurea (Centaurea macrocephala) é uma espécie de planta com flores da família aster, Asteraceae, e um membro da tribo do cardo, Cynareae. Esta planta é nativa do Cáucaso. É conhecido em grande parte do mundo como uma espécie introduzida e às vezes uma erva daninha nociva. É uma planta de jardim popular e está amplamente disponível para cultivo como ornamental.


Leia também:


Características da planta perene centáurea


A centáurea possui caules principalmente não ramificados, atingindo até 170 cm de altura. As folhas são variáveis ​​em forma e tamanho. Aqueles próximos à base têm lâminas ovais sustentadas em pecíolos e aqueles mais altos na planta têm lâminas mais curtas e estreitas.


As hastes das flores são solitárias no topo das hastes e têm arranjos de pequenas folhas ao redor das bases. Elas têm 2,5 a 3,5 cm de largura. A haste é um tanto arredondada é coberta por camadas de filários com pontas franjadas e às vezes espinhos. A haste contém muitas florzinhas amarelas. A fruta, incluindo seu pappus , pode ter mais de um centímetro de comprimento.


Na sua área nativa no Cáucaso, esta planta cresce em prados de montanha. É uma espécie subalpina com flores de verão. Ela prospera como uma espécie introduzida em muitos tipos de habitats temperados úmidos, especialmente áreas dominadas por ervas perenes.


Leia também:


Usos da centáurea


Esta é uma planta ornamental bem conhecida. É uma flor de jardim há mais de 200 anos, sendo introduzida no Reino Unido e nos Estados Unidos no início do século XIX. Thomas Jefferson obteve sementes do viveirista Bernard McMahon e as plantou em Monticello. Em jardins pode ser colocado em bordas ou cantos, onde formará touceiras. É usada como flor de corte por suas hastes grandes e arredondadas com longas florzinhas amarelas, e pode ser usada como flor seca decorativa. Esta é a maior centáurea em cultivo e é facilmente reconhecida.


Leia também:


Dicas de cultivo


A centáurea deve ser cultivada a pleno sol. Sua floração começa em meados do verão. Tome cuidado com as doenças como ferrugem ou míldio, ocasionalmente, no final do verão.


Como a planta foi transportada ao redor do mundo para uso ornamental, ela se firmou como uma espécie introduzida em várias áreas. É um fugitivo de jardim casual em partes da Europa e América do Norte. Só se tornou uma erva daninha nociva em algumas áreas, principalmente no estado de Washington, nos Estados Unidos, onde é proibido comprar ou vender a espécie. Sua natureza invasiva é melhor vista em ambientes de jardim, onde é mais agressiva do que a maioria das outras plantas ornamentais e pode se tornar um "bandido de jardim".


Leia também:

Comentários

Seguidores

Agregadores

GeraLinks - Agregador de links