Os cactos do gênero Escobaria
Os cactos do gênero Escobaria formam aglomerados e quando florem dão um show de cores e beleza.
Quem são os cactos Escobaria?
Os cactos Escobaria são de baixo crescimento, que variam das partes mais ao sul do centro e oeste do Canadá até o norte do México , com uma espécie em Cuba. O gênero compreende cerca de 23 espécies. O termo "cacto alfineteiro" também pode se referir ao Mammillaria relacionado.
As hastes de dos cactos Escobaria variam de globosos a cilíndricos e não possuem glândulas secretoras de néctar; enquanto as costelas estão ausentes, os tubérculos estão presentes, tendendo a se tornar coriáceos e decíduos à medida que envelhecem. As flores geralmente aparecem na primavera e podem ter uma variedade de cores, enquanto os frutos são quase sempre vermelhos. As sementes deste gênero são notáveis por serem profundamente sem caroço.
Os cactos Escobaria foram descritos por Nathaniel Britton e Joseph Rose em sua principal obra The Cactaceae (1923); eles nomearam o gênero em homenagem a Rómulo e Numa Escobar. Os cactos deste gênero têm muitas semelhanças com Coryphantha e Mammillaria. Duas espécies foram recentemente transferidas para Acharagma.
Leia também:
Espécies de cactos do gênero Escobaria
Conheça algumas espécies dos cactos Escobaria:
Escobaria hesteri
![]() |
Fonte da imagem: llifle.com/Photo by: Alexander Arzberger |
Espécie pequena, globular, muitas vezes forma grupos de até 30 cm na natureza. Os caules são verde-foscos com tubérculos cônicos. Há 14-16 espinhos radiais amarelo-acastanhados, e nenhum central. As flores diurnas nascem no verão.
Leia também:
Escobaria minima
![]() |
Fonte da imagem: llifle.com/Photo by: Valentino Vallicelli |
Os caules verde-escuros são relativamente ovais, solitários ou agrupados. Os tubérculos são cônicos e os brotos são raros. Há 13-15 espinhos radiais e 3 centrais rosados que ficam cinza.
Leia também:
Escobaria chihuahuensis
![]() |
Fonte da imagem: Wikipedia/Dornenwolf from Deutschland • CC BY-SA 2.0 |
Cresce solitário e às vezes em grupos, com hastes globosas a cilíndricas, 20 cm de altura e 8 cm de diâmetro. Seus tubérculos são pequenos e escondidos por espinhos. Possui numerosos espinhos radiais de 4 a 8 mm de comprimento e 5 a 10 espinhos centrais de 10 mm de comprimento, sendo os últimos mais grossos e pretos ou marrons. A flor é pequena, com 2 cm de diâmetro, com estigmas brancos. O fruto que produz é alongado, de cor verde ou avermelhada, com 10 mm de comprimento e 7 mm de largura.
Escobaria tuberculosa
![]() |
Fonte da imagem: Wikipedia/Michael Wolf - Own work |
Caule ramificado e pequeno (até 50 ramos), mas às vezes solitário e caule grande. Caules ovóides a cilíndricos até 12 (18) cm de altura, 7 cm de diâmetro. Os tubérculos são mais ou menos regulares em espirais e firmes; glândulas areolares estão ausentes. Espinhos 21-41 por aréola, de cor branco acinzentado, cinza ou castanho claro, com as pontas dos espinhos maiores marrom avermelhado ou preto avermelhado, todos retos. Espinhos radiais numerosos (15-41 por aréola), 4-15 mm de comprimento, cinza a branco, às vezes até 30. Espinhos centrais vários, mais robustos que os radiais, castanhos a enegrecidos ou coloridos apenas nas pontas As flores são apicais ou quase , branco puro, rosa-rosa pálido ou rosa-lavanda pálido, mais escuro centralmente, 2,5 a 4 cm de diâmetro. A fruta é oblonga, vermelha brilhante não muito suculenta; o remanescente floral é fortemente persistente.
Leia também:
Escobaria albicolumnaria
Fonte da imagem: Wikipedia/Marco Wentzel, Deutschland/Alemanha, MarcoPedia ( conversa ) 15:25, 3 de dezembro de 2016 (UTC) |
Cresce isoladamente. As hastes são cilíndricas e atingem de 4 a 6,5 centímetros de altura e até 25 centímetros de diâmetro. As aréolas , de 4 a 8 milímetros de comprimento, são rígidas e nervuradas ao longo de todo o seu comprimento. Possui 11 a 15 espinhos centrais brancos com comprimento de 1,2 a 1,8 centímetros. Dois a quatro deles são ligeiramente mais longos que os outros. Os 25 a 30 espinhos radiais brancos implantados têm de 4 a 10 milímetros de comprimento. Alguns deles são como cerdas. As flores cor-de-rosa têm até 2 cm de comprimento e atingem um diâmetro de 1,5 a 1,8 centímetros. Os frutos alongados são verde-amarelados a rosados, com 1 a 1,7 centímetros de comprimento e 5 a 7 milímetros de diâmetro.
Escobaria organensis
![]() |
Fonte da imagem: Wikipedia/Remigius Geiser • CC BY 3.0 |
Crescem em grupos ou forma almofadas com até 50 brotos . Os brotos cilíndricos macios atingem alturas de crescimento de até 12 centímetros com um diâmetro de 3 centímetros. Os espinhos cobrem em grande parte os brotos e dão às plantas uma aparência amarelada. As verrugas têm de 7 a 10 milímetros de comprimento. Os nove a doze espinhos centrais fortes, retos e amarelos têm comprimentos de 0,9 a 1,9 centímetros. Os 30 a 35 espinhos radiais finos, rígidos e retos são brancos e têm 0,6 a 1,1 polegadas de comprimento. As flores rosa atingem um diâmetro de 1,5 a 1,6 centímetros. Os frutos verde-amarelados têm 0,6 a 1,4 centímetros de comprimento.
Comentários
Postar um comentário